A Estação da Lapa recebeu mais uma ação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que realizou atendimento com os Hemóveis (unidade móveis), no local, entre terça-feira (12) e quinta-feira (14), no piso térreo. A iniciativa busca intensificar a convocação de candidatos à doação para manter os estoques de sangue em nível seguro.
A Hemoba tem como objetivo das campanhas itinerantes se aproximar dos doadores e ampliar a cobertura do serviço de captação de bolsas de sangue.
Para doar em outras ocasiões, é importante observar os pré-requisitos. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Serviços gratuitos
Paralela à ação da Hemoba, o Curso Se7e levou, no mesmo período, para a Estação da Lapa, serviços gratuitos para quem passou pelo local. O público pôde ter acesso a avaliação nutricional, realizar cálculo de IMC, além de obter dicas e orientações nutricionais e serviços de massagem relaxante, quick massage e bambuterapia.